quinta-feira, 21 de março de 2013

O Estilo Barroco

Geeeeente, mil desculpas pela demora nas postagens, acho que vocês já sabem que faço cursinho e as vezes vai ficar tenso o babado por aqui, mas não esqueço de vocês jamais, hahaha. Então sem mais delongas, vamos ao post de hoje. Quem é daqui de Belém já deve ter ido ao menos uma vez na vida na Igreja de Santo Alexandre, e se você já entrou lá deve ter visto os ares barrocos que exalam por todas as partes desse patrimônio da nossa (ou minha) cidade. Pois muito bem, depois dessa introdução (tosca) vou falar como tive a ideia para essa postagem...

Igreja de Santo Alexandre em Belém do Pará

...Nessa semana estava eu estudando sobre o estilo barroco em literatura e na história da arte e me lembrei que nesses últimos tempos tenho visto muito sobre o estilo no Brasil e no restante do mundo, seja em roupas, sapatos ou acessórios. Devo falar que acho esse estilo muito lindo e cheio de detalhes que impressionam qualquer pessoa amante das artes (ou não, vai da sensibilidade estética de cada um), nessa época de buzuzu e noticiários em torno do antigo e do novo Papa que retornamos ao berço do barroco -  a Itália - e nada mais italiano que a grife Dolce & Gabbana que desde a coleção passada vem cheia de detalhes muuuuito bem trabalhados que remetem ao estilo barroco.

Desfile Outono - Inverno da Dolce & Gabbana 2013 (mas vale também dar uma olhada na coleção passada)
É ruim falar que o barroco voltou à moda, porque às vezes, seja em uma coleção ou outra esbarramos com elementos que nos remetem a esse estilo tão próprio e único, porém posso afirmar que nesse ano vem aparecendo bem mais do que em qualquer outro.

Tanto que Jessica Chastain apareceu com um vestido estilo barroco do Alexander McQueen no Oscar do ano passado. As outras fotos são do desfile de alta-costura da Elie Saab (reparem nos desenhos que possuem ambos os vestidos)
Estilo que apareceu também nos Red Carpet desse ano.

1. Marchesa 2013 -  2. Alexander Mcqueen outono-inverno 2013    3. Alexander McQueen Resort Collection 2013
Patricia Bonaldi e fotos da blogueira paraense Éricka Viggiano

Peças da coleção inverno 2013 das marcas: Schutz, Arezzo, Santa Lolla e Carmem Steffens 
Acho que deu para representar bem o barroco nessas milhares de fotos (hehehe), acabei me empolgando e quis mostrar tudo para vocês desse estilo que chegou no Brasil no século XVII... É melhor eu parar por aqui senão vou contar a história do Barroco desde o início até hoje e o post vai ficar gigante, hahahaha. Xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário