terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil Mostra Tua Cara!!!

Hoje começo e termino este post falando sobre os protestos que estão acontecendo em todo o Brasil. Confesso que no início de tudo, na semana passada, cega pelos telejornais partidários, achava que era basicamente só o vandalismo, porém ao me informar na real fonte onde tudo começou, pude ver que não se tratava somente dos R$ 0,20 do aumento da passagem de ônibus, mas de todos os "sapos engolidos" durante esses anos, de toda falta de respeito e comprometimento dos políticos (que nós mesmo colocamos no poder) para com o povo e de tudo que está errado em nosso país.


Quando ouvia a velha frase "Brasil, o país do futuro" achava graça e pensava que esse país não tinha jeito, mas na última semana acabei mordendo a língua e me foi reacendido a esperança que há muito tempo não tinha para a "terra abençoada por Deus e bonita por natureza". A manifestação que começou nas redes sociais, que já chamam de "primavera brasileira", rapidamente alcançou todos os estados do Brasil. É verdade que há episódios de vandalismo e como em toda reivindicação há sempre aqueles que acabam nadando contra a maré da luta pacífica por seus direitos, violência não leva a nada e depredação de patrimônio público muito menos, para os vândalos que se encontram no meio das manifestações só tenho a lamentar e sentir vergonha por eles, pois os ônibus e prédios público são de uso de todos, temos que fazer história e não destruí-la. Há também aqueles policiais que se esquecem que fazem parte da população e assim como nós, são roubados pelos políticos corruptos e acabam chegando com violência nas manifestações (é verdade que nessa semana já estão mais calmos), ratifico que violência não leva a nada.

NÃO A VIOLÊNCIA E AO VANDALISMO

A população brasileira acordou, o egocentrismo deu lugar ao coletivismo, de tal forma que não se via desde as manifestações das diretas já e do impeachment do Collor. A geração que estava acomodada resolveu sair da frente do computador e ir para as ruas atrás de seus direitos, a frase mais que clichê torna-se verdade absoluta: "a juventude é o futuro da nação", não queremos mais corrupção e impostos abusivos, queremos saúde e educação.


Ontem vendo e acompanhando as manifestações pelas mídias, pois infelizmente não pude ir na de Belém, fui tomada por algo mais forte que eu, chegando a ponto de me arrepiar e chorar de emoção vendo todas aquelas pessoas atrás de um único objetivo, um Brasil melhor e mais digno para se viver.

Manifestação em Belém - foto do facebook do Eric Anchieta
Meus professores de história (e os outros também) devem estar muito orgulhosos de ver que assim como eles lutaram por meia-passagem em Belém, pela liberdade de expressão em épocas de ditadura e que tanto falavam que nossa geração era acomodada e  não se movia por nossos direitos, que agora chegou a nossa hora de provar que vamos atrás de nossos direitos sim.


Nessa época estou com esperança de que o país mude, muito tem que ser feito, porém precisamos mudar de atitude também, deixar o famoso jeitinho brasileiro no passado, ter educação nas ruas e avenidas, respeitar e conservar o patrimônio público... Então deixo aqui o meu convite para que você saia nas ruas pacificamente nas manifestações que estão ou que irão acontecer. Não vejo a hora de ter outra aqui em Belém, quero fazer história e ser uma pequena gota que forma esse oceano de mudança #vemprarua




Nenhum comentário:

Postar um comentário